domingo, 17 de abril de 2011

PROVA DE VINHO

vinho sul-africano
   Começamos nesse sábado a incluir sempre no nosso jantar, um vinho, que será posto à prova. Como é de praxe, fechando a cantina após o jantar, sempre reuno todos os que trabalharam à noite para um jantar; geralmente preparamos um prato que não está no cardápio. Após a escolha e compra dos ingredientes, e enquanto o restante da equipe arruma a cantina, eu e minha assistente definimos como será realizado o prato a ser servido.
   Nesse sábado escolhemos um prato com iscas de frango, azeite, alho, cebola, vinho, azeitonas pretas e tomates pelados cortados em cubos grandes.
   Incluimos um vinho da África do Sul, OBIKWA, pinnotage, safra 2009, 13,5 GL. Vinho jovem, de cor Rubi acentuada, frutado (frutas vermelhas mais ácidas: mirtilo, ameixa...), meio seco, equilibrado de aroma persistente.
   Muito elogiado pelo grupo, harmonizando com a pasta servida, permitindo que o aroma do manjericão se destacasse entre os componentes. O vinho mostrou-se persistente no paladar, mesmo bem depois de terminada a degustação.
   Foi nossa primeira experiência com um vinho na cantina, o que estimulou todos nós. Talvez o vinho possa entrar futuramente na carta de vinhos pois ficamos imaginando quais outros pratos poderiam se harmonizar com esta vinha como, por exemplo, o molho puttanesca que em virtude do alice sempre é mais complicado qualquer combinação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário