domingo, 1 de maio de 2011

BOCCANTINO

um vinho delicioso, acompanhando um fusilli alla puttanesca
      Estamos começando a nos arriscar a emitir nossas opiniões sobre aquilo que provamos, aqui na cantina. No Empório Alto dos Pinheiros/SP (http://www.altodospinheiros.com.br/) provamos um Gnocchi al Triplo Burro, circulado com uma redução de vinho tinto. Quem mora em São Paulo não pode perder essa oportunidade de provar um prato saboroso desse lugar!!! Porisso resolvi provar este vinho com o prato que adorei degustar.
    Fiz uma redução de vinho tinto, com um pouco de aceto balsâmico, até se transformar num xarope suave, picante e marcante. Ele foi servido com Gnocchi al Triplo Burro (manteiga, creme de leite e queijo parmezão). Foi um casamento perfeito com o vinho que recomendo. Um vinho italiano, BOCCANTINO, Primitivo del Salento, IGT, safra 2008, 13% GL. A harmonização foi maravilhosa, combinando a delicadeza do molho com a rusticidade do vinho. Ainda bem que as provas são feitas depois da cantina ser fechada, não se pode ter pressa em comer um prato tão gostoso, com um vinho que faz com que todos queiram estar num "dolce far niente".
   Um vinho maduro, com aromas que lembram terra, ameixa, madeira. Macio, equilibrado e persistente no paladar, e com um frescor bem marcante, envolvvendo todo o palato.
   No domingo tiramos uma prova dele com um Fusilli alla Puttanesca, um prato com sabor muito marcante e, às vezes difícil de harmonizar devido à presença realçada da alice, alcaparras e da azeitonas pretas. Outra vez, o vinho também surpreendeu pois nos dava sempre a sensação de querer continuar a comer e a beber mais, aquele gostinho mesmo de "quero mais". O Boccantino salientou mais as características marcantes da massa.
   Uma outra observação, feita pela minha cozinheira, Luciana Fernandes, este vinho combina bem com molhos brancos com toques cítricos (algo um tanto difícil de se combinar) como os molhos Limone e Arancio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário