sábado, 21 de maio de 2011

ROZETTA DE SANTA ZITA (biscoito doce)

   Esta receita, tradicional da cidade de Lucca, é ofertada aos fiéis de Santa Zita, uma das santas dessa cidade, sempre no dia 27 de abril. Num outro momento contarei sua história. Aqui na cantina faço este docinho típico sempre que recebemos a visita e a benção do Divino Espírito Santo.
   Durante os sete domingos que se seguem depois da Páscoa, é realizada em Joanópolis a Cavagalda do Divino. Cavaleiros, violeiros, o grupo cantante da cidade, fiéis fazem o cortejo em diversos pontos da cidade e logo após seguem em caravana para alguma das fazendas ou casas para comerem um prato típico desse evento regado com música de viola.
   Nesse domindo, a Cantina Provincia di Lucca receberá a visita do Divino e em retribuição preparei a ROZETTA DE SANTA ZITA, que será oferecida a todos os que participam desse cortejo.
RECEITA
500g de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açucar
2 colher de sopa de manteiga
4 ovos ligeiramente batidos
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 cálice de licor de anis ou de vinho branco (prefira o de anis!)
1 pitadinha de sal
   Numa vasilha coloque a farinha (reserve um pouco), açucar, manteiga, sal e os ovos. Misture tudo muito bem e logo em seguida acrescente o licor e o fermento. Sove bem a massa até ela ficar bem elástica (se necessário, neste momento acrescente o restante da farinha). Deixe a massa descansar, em um saco plástico, por 10 minutos. Abra a massa com um rolo ou com uma máquina de abrir macarrão. Corte tiras de 2 cm  de largura por 22 cm de comprimento. Junte as pontas das bordas laterais,em breves intervalos, formando ao longo da tira diversas "canoas". Vá enrolando em espiral, apertando as conoas. Assim você formará  rosinhas. Frite em óleo bem quente. Escorra e polvilhe com açucar impalpável e canela. Esta receita rende 100 rozettas.  A massa lembra muito outro doce tradicional italiano, o CRUSTULLI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário