domingo, 15 de maio de 2011

TERRANOVA - MIOLO

um shiraz que todos adoramos
   Todo sábado é um dia especial e aguardado por todos nós pois, além de sempre experimentarmos um prato novo, que poderá ou não entrar para o cardápio da cantina, incluímos uma prova de vinhos que também poderá fazer parte da carta de vinhos nossa.
   Esta semana escolhemos um vinho nacional, do Vale do São Francisco, TERRANOVA, da Vinícola MIIOLO, um Shiraz, safra 2009, com teor alcoólico de 13%. Um vinho que surpreendeu por sua elegânica e delicadeza, um frescor acentuado, uma maturidade marcante, com aromas que lembram amoras, mirtilo, madeira, fumo e terra molhada.
   Um vinho que foi degustado com duas pastas: molho de gorgonzola com uma redução de vinho e aceto balsâmico e molho alla bolognesa. Confesso que preferi a harmonia criada com o primeiro molho, o contraste entre a suavidade do molho e o frescor do vinho me satisfez o bastante. A sensação de ter toda a boca preenchida pelos aromas despertados por essa duplicidade, de molho e vinho, foi o comentário de todos nós. Com o molho alla bolognesa, o Terranova também nos marcou.
   Estamos à procura de um vinho que possa ser oferecido em taça àqueles que não pretendem beber muito mais do que isso e foi de comum acordo a escolha desse vinho da MIOLO, agora é só estudarmos a questão do viabilidade de termos esse vinho para sugerir aos nossos clientes.

magic decanter - um acessório que sugerimos
   Esta semana chegou pelo correio este acessório que encomendei. Estava esperando o momento de experimentá-lo, e sábado foi esse dia. Sem dúvida que há uma diferença muito evidente com o vinho servido através dessa pequena peça.
   O magic decanter promove a maturação imediata do vinho. Ao provarmos o Terranova, percebemos que as qualidades do Shiraz se tornam mais acentuadas, o vinho parece mais nobre, maduro, mais envolvente, suas características principais mais presentes. A sensação do vinho preencher toda a boca e nos fazer desejar tomar mais é incrível. O vinho já era delicioso quando provamos inicialmente mas depois de passado pelo decanter ficou, sem dúvida, muito melhor. É um investimento que vale à pena.
   Procurei pela internet, fiz meu pedido e não demorou mais do que tres dias para tê-lo em mãos. Um decanter tradicional, em vidro, se torna uma peça difícil de ser oferecida pela cantina, pois o tempo de aeração não permite que se possa experimentar esse amadurecimento tão aguardado.
   O decanter tradicional também não nos permite manter o vinho na temperatura desejada. Com o magic decanter é possível conservar a garrafa de vinho num balde à temperatura ideal e passar por esse processo de aeração quando se desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário