quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bolo Árabe de Semolina - Herice el Lauz


   Massa: 1 kg de semolina, 360g de açucar, 200g de manteiga derretida, 1colher de sopa de fermento em pó, 360ml de leite fervente, 60g de amendoas sem pele e manteiga para untar
   Calda: 1,5 kg de açucar, 2 litros de água, 60ml de suco de limão e 30ml de água de rosas ou flor de laranjeira
   Prepare a massa: numa tigela, junte a semolina, o açucar, a semolina, a manteiga e o fermento; misture bem e deixe descansar por 2 horas.
   Preaqueça o forno em temperatura de 180 graus Celsius. Unte com manteiga uma assadeira de 26x41cm.
   Despeje o leite fervente na massa, aos poucos, e mexa com uma colher de pau até misturar tudo muito bem e obter uma massa espessa. Coloque a massa na assadeira e alise a superfície com a palma mão umidecida em água.
   Com uma faca, marque levemente a superfície da massa traçando quadrados de 4x4 cm. Coloque uma amendoa no centro de cada quadrado. Leve ao forno e asse por cerca de uma hora.
   Prepare a calda: numa panela ponha o açucar, a água, o suco de limão e a água de rosas ou de flor de laranjeira. Leve ao fogo alto e, mexendo sempre, até ferver. Pare de mexer, abaixe o fogo e deixe a calda
ferver por 3 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar.
   Tire o doce do forno, corte com a faca seguindo as marcas traçadas e regue com a calda já fria.
   Ponha numa travessa e sirva. RENDE 40 PEDAÇOS
DICAS: Prefira sempre a manteiga. A semolina, de boa qualidade, você encontra em bons empórios, a minha sugestão é o Empório Syrio. Prefiro usar açucar cristal para preparar a calda e ainda apuro um resto de calda que sobra, acrescento cardamono, um pouco de mel e transformo num xarope delicioso para regar doces e sobremesas.
   Servimos este doce no "Dia dos Namorados", acompanhado com uma bola de sorvete de creme, o xarope de água de flor de laranjeira e flores comestíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário