domingo, 22 de janeiro de 2012

Dieta Italiana - dicas

   A partir de segunda (23/01) estarei passando algumas das receitas desse livro de gartronomia italiana. Faz uma semana que estou mudando alguns hábitos alimentares e seguir a dieta sugerida pelo Gino D'Acampo é muito fácil e prazerosa.
   O cardápio é bem variado e propõe integrar às refeições frutas e hortaliças. Estou consumindo uma quantidade que para mim é bem alta, pois não tenho o hábito de comer tantas frutas assim. Utilizo também, como recomendado, muita cebola, alho, temperos variados e o sal é um ingrediente que entra muito de leve. Na realidade tento evitar essas quantidades exageradas. como é tão comum entre nós, porém abuso dos temperos e nem sempre as pessoas se dão conta de que acrescentei tão pouco sal às minhas refeições.
   O tomate, in natura, também estou consumindo aquilo que considero bastante, mesmo os pratos sugeridos pelo autor quando menciona molhos de tomate, eu procuro usar o tomate fresco e transformá-lo no molho sugerido.
   Não existem frituras no cardápio do livro mas disso não sinto tanta falta. O azeite extra-virgem é maravilhoso e o aceto balsãmico também, esses ingredientes entram em muitos dos pratos. As frutas sugeridas no livro remetem a outro país e cultura, nós somos ricos em alimentos, uma variedade tão exuberante que deve ser bem explorada: substituo as frutas mencionadas por manga, uva, abacaxi, mamão, melão, carambola e uma infinidade mais de riqueza ímpar.
   Mesmo com as hortaliças isso é possível. Sempre faço a receita no original e depois vou adaptando ao meu paladar e algumas vezes acho que acabam ficando mais interessantes.
   Sinto falta de doces, mas como sempre tive preferência por esses com não tanto açucar, essa falta não é tão torturante, mas tem horas que a gente pode e DEVE sair um pouquinho das regras. Não sou nada a favor da ditadura imposta por anoréxicos, acho triste e lamentável 
   O livro cita muitas frutas secas e nozes, troco o pinole por castanha-do-pará (prefiro o sabor desta pois além de ser encontrada com tanta facilidade, o custo é baixo se comparado com as nozes importadas).
   Ainda bem que tomo muita água, assim não preciso seguir essa orientação, mas a dieta é aberta a sucos e vinhos, que delícia! sem exageros, óbvio.
   Devo dizer que não sou afoito ou preocupado com meu corpo e sim com minha saúde pois considero o hábito de alimentar-se muito saudável. Comer é um dos maiores prazeres do homem e posso dizer que sinto pena daqueles que se alimentam somente para sobreviver. Experimentar sabores e ingredientes novos ou novas misturas é emocionante.
Amanhã começa a seleção de alguns pratos que já provei, mas para os afoitos é só ir até uma llivraria ou sites de compras e ousar uma alimentação saudável e que faz bem à nossa alma também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário