terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quarta-feira - dieta italiana

Café de manhã: Mingau de aveia dom morangos e um copo pequeno de suco natural de laranja
Mingau de aveia (2 porções): Ferva 400ml de água em uma panela/ junte 1 pitada de sal e de canela em pó/ junte aos poucos 10 g de aveia em flocos finos emexa sem parar/ cozinhe por 5 minutos. quando o mingau estiver pronto divida em dois potinhos e espalhe as frutas por cima/ coloque uma colherada de yogurte desnatado sobre as frutas e regue com um pouco de mel

 timballo de tonno e aliche

Almoço: 1 porção de Timballo di tonno com salada. Uma laranja e 1 pera de sobremesa
Receita (2 porções): 120g de batatas descascada, cortada em quartos e cozida/ sal e pimenta-do-reino/ 2 fatias de pão branco demolhado em água/ 4 filés de anchovas/ 1 ovo pequeno/ raspa de 1 limão/ 1 lata de atum em pedaços escorrido/ 1 dente de alho picado/ 2 CS de salcinha/ 75g de farinha de rosca
   1. Amasse as batatas cozidas e coloque um uma tigela grande. deixe esfriar
   2. Acrescente o pão amolecido, as anchovas, o ovo, raspas de limão, atum em pedaços, alho, salsinha, sal e pimenta,
   3. Preaqueça o forno a 180 graus
   4. com as mãos, modele porções dessa massa formando bolinhas do tamanho de bolas de tênis. Achate delicadamente as bolinha e passe na farinha de rosca.
   5. Coloque os bolinhos de aatum na assadeira forrada com papel manteiga e asse por volta de 20min até dourar.

Jantar: 1 porção de Terrine de espinafre e pimentão e uma porção de Tagliatelle com vegetais
 terrine de espinafre e pimentão

Receita (6 porções): 2 pimentões vermelhos/ 1 CChá de pimenta calabresa/ 1 CS de azeite/ 1 maço de espinafre/ 250 de queijo cottage/ 3 ovos ligeiramente batidos/ 20g de queijo parmezão/ 1/2 CChá de nóz moscada/ sal
   1. Preaqueça o grill e asse os pimentões por 15min, virando-os na metade do tempo, até que a casca fique chamuscada. Deixe esfriar em saco de papel e retire depois as peles e sementes, corte em tiras. Coloque a pimenta e reserve numa vasilha.
   2. Preaqueça o forno a 160 graus. Aqueça o azeite numa panela e acrescente o espinafre. Cozinhe em fogo brando por 10min, mexendo sem parar.
   3. Coloque o espinafre no escorredor. Passe-o para uma tigela grande e misture o queijo cottage, o ovo batido, o parmezão, a noz moscada e sal.
   4. Espalhe metade da mistura de espinafre em uma forma de bolo inglês antiaderente. Em seguida cubra com uma camada de pimentões. Por fim, espalhe a outra metade do espinafre, cuidando para não mesclar as camadas. Asse por 30min. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos. Passe uma faca afiada pelas laterais e desenforme numa travessa.

Tagliatelle con verdure

Receita ( 4 porções): 4 CS de azeite/ 1 cebola roxa cortade em fatias finas/ 1 berinjela cortada em pequenos cubos/ 1 pimentão amarelo cortado em cubos/ 2 abobrinhas cortadas em cubos/ 100g de tomates-cereja em metades/ sal e pimenta calabresa/ 250g de macarrão tagliatelle/ 10 folhas de manjericão/ 60g de queijo feta cortado em cubos (substituí por queijo minas frescal)

   1. Aqueça o azeite numa frigideira grande e refoque a cebola até murchar.
   2. Acrescente a berinjela e cozinhe por 5min, sem parar de mexer. Em seguida, junte o pimentão e continue e fritar por 3min.
   3. Então, coloque a aborinha e os tomates, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 8 min, mexendo de ves em quando.
   4. Cozinhe o macarrão em água fervente salgada até ficar al dente. Escorra e passe-o para a panela com os vegetais. Misture bem em fogo baixo por 30seg, para  que o tagliatelle fique bem impregnado. Retire do fogo e misture o manjericão e o queijo em cubos.
Dica: prefiro massa fresca, como o fettuccine que a gente prepara na cantina, mas o prato fica delicioso com o Pappardelle ou o Farfalle. Uma taça de vinho completa a maravilha desta refeição! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário